Quantas vezes você olhou para a mesa de trabalho e pensou em como faria para organizar tudo? A Metodologia 5S pode te ajudar!
Criada no período pós Segunda Guerra Mundial, a Metodologia 5S tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.
Mas afinal, no que consiste essa metodologia? Quais são seus benefícios? Como aplicá-la em empresas? Neste post vamos explicar tudo para você!
Como surgiu?
Nascida no Japão, essa metodologia foi criada no período pós Segunda Guerra Mundial, com o intuito de reestruturar o cenário do país, após esse episódio que causou uma crise econômica profunda, principalmente pelos ataques atômicos a Hiroshima e Nagasaki.
A partir desse momento, a metodologia passou a ser aplicada em diversos setores, com ênfase nas grandes companhias.
Diante dessa nova postura, o desenvolvimento e reestruturação do país foi possível, mesmo com todas as dificuldades; tornando o Japão uma da nações que mais inspiram o mundo.
Por tanto, a metodologia 5S tem características muito ligadas à cultura japonesa, principalmente no quesito disciplina.
O que é a Metodologia 5s?
5S é a abreviação de 5 palavras originadas do japonês e, juntas, formam o que chamamos de “Metodologia 5S”
- SEIRI – Senso de Utilização
- SEITON – Senso de Organização
- SEISO – Senso de Limpeza
- SEIKETSU – Senso de Padronização
- SHITSUKE – Senso de Disciplina
A seguir, entenda melhor ao que se refere cada etapa desse método e como aplicar no dia a dia.
SEIRI – Senso de Utilização
Conceito
Separar o necessário do desnecessário.
Como aplicar
Nessa etapa, é importante que você avalie o que usa e o que não usa no seu local de trabalho. Para isso, aqui vão algumas orientações:
– Uso com frequência: mantenho por perto (na mesa ou na gaveta);
– Não uso com frequência: mantenho longe (armário);
– Não uso: jogo no lixo ou, se for útil, entrego a quem deseja usar;
Benefícios
- Ganho de espaço;
- Aumento da produtividade;
- Reaproveitamento de recursos;
- Facilidade para a realização das tarefas;
- Melhoraria no aspecto visual do ambiente;
SEITON – Senso de Organização
Conceito
Colocar cada coisa em seu devido lugar.
Como aplicar
Neste momento você deve definir locais apropriados e alguns critérios para guardar os materiais que você utiliza.
Cada coisa deve ter o seu devido lugar, assim quando você precisar buscar alguma informação saberá exatamente onde ela se encontra.
Benefícios
- Redução do retrabalho;
- Agilidade na transmissão das informações;
- Facilidade e rapidez para encontrar objetos e informações;
SEISO – Senso de Limpeza
Conceito
Limpar e cuidar do ambiente de trabalho
Como aplicar
Aqui, é importante observar ao redor, e perceber pequenos coisas que precisam ser limpas.
Este S desperta maior responsabilidade individual do que os anteriores. O local onde você trabalha é de sua inteira responsabilidade, e não cuidar dele é contraproducente.
Benefícios
- Higiene no local de trabalho;
- Manter limpo os ambientes de uso comum;
- Redução dos riscos de acidentes;
SEIKETSU – Senso de Padronização
Conceito
Criar normas/”standards”
Como aplicar
Este senso refere-se à preocupação com a padronização do que foi organizado. Como conservar tudo que foi feito?
Como pudemos perceber, os 3 sensos anteriores eram “mão na massa”, execução, operação. Mas, este senso trata-se da conscientização.
Benefícios
- Melhora a imagem da empresa interna e externamente;
- Facilita o entendimento às regras;
- Implementa um padrão a ser seguido por todos
SHITSUKE – Senso de Disciplina
Conceito
Todos ajudam
Como aplicar
Essa é a hora de viver as sensações que essa transformação de hábitos gerou.
É preciso disciplina, tempo e paciência para sentir o efeito das mudanças.
Benefícios
- Melhoria no relacionamento entre as pessoas;
- Redução do estresse no ambiente de trabalho;
- Agiliza a implementação da cultura de excelência.
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