Influência do BI na tomada de decisão
março 18, 2020
Transformação Digital em tempos de crise
abril 22, 2020
Exibir tudo

Por que implantar um ERP na empresa?

Inicialmente, quando fazemos parte do quadro de funcionários em uma empresa passamos pelo seguinte questionamento: De que maneira é feita a organização das operações aqui? Apesar de ser uma pergunta muito comum, explicarei neste artigo como isso funciona através de uma plataforma chamada ERP.

As empresas controlam seus processos através das planilhas de Excel, fazer relatórios no Word e organizar tudo numa pasta na área de trabalho. Entretanto, vamos pensar juntos: E se um dia o computador fazer backup? Apagar todas as informações e seja preciso instalar tudo de novo? É uma situação complicada certamente, mas, pense como seria difícil começar tudo do zero.

Independente do porte da organização, existem recursos que ela pode utilizar para melhorar a administração. Quando estabelecemos um sistema que cuida desses processos, adquirimos um passo estratégico de competitividade no mercado. Pensando nisso, foi criado um recurso facilitador no mercado denominado de ERP.

O que é um ERP?

Traduzido do inglês o ERP (Enterprise Resource Planning) é o planejamento de recursos, ou seja, cuida dos processos na organização. Este método permite o controle e interligação de todos os departamentos como por exemplo: Compras, financeiro, Marketing, TI e etc.

erp e suas funcionalidades

Com o ERP a empresa tem todos os recursos necessários para conduzir a organização, possibilitando visões precisas e seguras. Outras vantagens que é possível adquirir com a implantação de um ERP são: Aumento de receitas, redução dos fechamentos nos departamentos, aumento na produtividade e retrabalhos.

Existem softwares de ERP conceituados no mercado que auxiliam as empresas para otimizar da melhor forma os processos, como:

>>> Datasul*;

>>> Desenvolvimento próprio em linguagens de programação;

Vale informar que o ERP pode ser local (instalado na máquina) ou na nuvem (Web), mas quem define a necessidade é a organização.

erp local versos nuvem

Os custos variam de acordo com o porte da empresa e usuários que irão utilizar o sistema. É possível optar pelo recurso de mão de obra por parte dela quando terceirizada, no entanto, esse assunto vamos abordar no próximo artigo sobre suas possíveis vantagens e desvantagens em adquirir um ERP.

Até mais!

Abrir chat
Você precisa de ajuda?
Olá! Posso lhe ajudar?
Powered by