Middleware

Entenda como middleware pode ajudar seu negócio



Em cada dispositivo existe um sistema operacional e diferentes aplicativos, o middleware é um software que está no meio de um sistema operacional e os aplicativos que estão trabalhando nele.

Ele permite a comunicação e o gerenciamento de dados para aplicativos distribuídos, operando como uma camada de tradução oculta. O termo é considerado vago, pois é usado para vincular dois aplicativos separados.

O middleware é às vezes chamado de encanamento porque conecta os dois lados de um aplicativo e passa dados entre eles.

O middleware fornece serviços de mensagens, permitindo que diferentes aplicativos se comuniquem, utilizando estruturas de mensagens como serviços da Web, protocolo SOAP, JSON e REST.

Saiba mais sobre middleware ! Entre em contato conosco

Principais benefícios do middleware



Comunicação entre aplicações


É muito comum em grandes empresas a utilização de aplicativos de diferentes arquiteturas, seja pela aquisição de novas tecnologias ou pela fusão com outra empresa a qual utiliza outras aplicações, o que torna necessária uma solução para trabalhar com múltiplas arquiteturas.

O Middleware foi desenvolvido para suportar as arquiteturas por meio de métodos orientados a processos, permitindo que dados possam ser movidos de uma aplicação para outra.

Processamento de informações


As informações capturadas pelos leitores, cuja camada antecede ao Middleware, podem retornar valores nulos e irrelevantes, gerando um enorme desperdício de processamento devido ao volume.

Com o Middleware intermediando essas informações de fontes distintas, elas passam a ser filtradas e refinadas, reduzindo consideravelmente o volume de dados processados e apresentando apenas as informações de alto-nível.

Todos os benefícios mencionados colaboram para a otimização do gerenciamento dos processos de negócio (Business Process Management — BPM).

Acesso a tecnologias distintas


Por maior que seja a infraestrutura de TI em uma empresa, será possível prover acesso a tecnologias distintas e localizadas em diferentes ambientes físicos (inclusive tecnologias em nuvem e móveis) graças à integração que é feita pelo Middleware.