Workshop DKP 2020
março 6, 2020
Por que implantar um ERP na empresa?
março 18, 2020
Exibir tudo

Influência do BI na tomada de decisão

Quando pensamos na melhoria da tomada de decisão, automaticamente lembramos do BI. Ele é muito utilizado no meio empresarial e visto como um fator influenciável na gestão nas organizações em qualquer porte.

Isto pode ser a solução dos seus problemas quando se trata de negócio, entretanto, é necessário que as informações  estejam corretas. Para isso, a empresa precisa estar inteiramente em conjunto. Vamos abordar no decorrer deste artigo.

Afinal de contas, o que é BI?

O BI (Business Intelligence) é um conceito de negócio. Depende da organização querer implantar ele ou não e dependendo da necessidade. Isso permite que todos os números presentes sejam inseridos de maneira organizada e correta. A Influência do BI na tomada de decisão consiste na forma de embasamento do gestor na informações adquiridas.

Existem diversos softwares que podem analisar os dados de maneira eficaz, no entanto, quando a empresa permite inserir um conceito com foco em BI é necessária a elaboração, criação e analise estes dados. Isto consiste em trabalhar as informações de maneira eficiente.

É importante que todos os dados analisados sejam compartilhados com as demais gestões da organização. Além disso, evita que tudo seja sustentado em números e com o BI acaba sendo diferente porque ele contém evidências.

Desta forma, é sucinto que antes de tomar a decisão seja analisado o presente e passado sendo possível controlar, planejar, melhorar e trazer novas visões no futuro.

Como posso coletar os dados?

Conseguimos coletar os dados como por exemplo através dos ERP’s e CRM, entretanto eles apenas apresentam os números. Existem softwares que podem mensurar esses dados, afim de organizar e trazer as informações maneira assertiva. Temos três exemplos mais utilizados no mercado, conforme abaixo:

Power BI

É um produto da Microsoft, ele permite analisar, compartilhar as informações de forma intuitiva. Suas telas permitem a visualização em 360º graus e seus relatórios são gerados maneira flexível. Esta ferramenta é indicada para acesso em qualquer dispositivo, seja em  Desktops, Smartphone e Tablets.

O Power BI também possui um custo muito atrativo no mercado. Portanto, isso favorece boa parte das empresas que qualquer porte em adquiri-lo.

Tableau

É uma ferramenta mais dinâmica, possui criação dos relatórios gerencias e dashboards de maneira simples, além disso, visualmente são mais atrativos, pois contêm design clean, possibilitando melhor visualização das informações.

Assim como o Power BI, o Tableau também visualização nos Desktops, Tablets e Mobile (Android e IOS).

QlikView

É uma ferramenta bastante analítica e competitiva, segundo seu relatório de 2018, foi eleita pelo oitavo ano consecutivo pelo Gartner como uma das melhores presentes no mercado de Business Intelligence.

Ela fornece mais funcionalidades, permitindo diagnóstico de informações e etapas.

Influência do BI na tomada de decisão

Método para escolher uma ferramenta de BI?

Uma boa forma de saber como escolher uma boa plataforma de Business Intelligence pode ser feita através da consultoria. Nós da DKP não comercializamos as licenças destas ferramentas, mas podemos auxiliar o cliente na aquisição. Possuímos também uma ferramenta própria para BI, muito competitiva e original. O DKP BI está inserido em boa parte dos nossos clientes, seu diferencial é agilidade e eficiência no acesso das informações da empresa.

Confira em nosso site mais sobre essa e demais ferramentas presentes clicando nesses links abaixo:

Power BI

Tableau 

QlikView

Você também pode agendar uma vista sem compromisso com um especialista da área!

Até mais!

Abrir chat
Você precisa de ajuda?
Olá! Posso lhe ajudar?
Powered by