Computação Cognitiva

O que é computação cognitiva?



O objetivo da computação cognitiva é simular os processos de pensamento humano em um modelo computadorizado, usando algoritmos de autoaprendizagem que usam mineração de dados, reconhecimento de padrões e processamento de linguagem natural, o computador pode imitar a maneira como o cérebro humano funciona.

Os Serviços Cognitivos já existem há algum tempo, mas sua força real foi vista recentemente com o advento de algoritmos de aprendizado de máquina, crescimento de dados, IA Bots, carros autônomos e outras inovações de tendências mais rápidas.

Esses serviços permitem interação natural e contextual com ferramentas que aumentam as experiências dos usuários usando o poder da inteligência baseada em máquina.

Quais os benefícios da computação cognitiva?

  • Prover aos seus funcionários a capacidade de lidar com sistemas elaborados e obter deles as respostas de que precisam. Não há mais a demanda por um conhecimento técnico elevado para interagir com a computação.

  • A computação cognitiva é proativa. O tipo de análise que faz permite identificar rapidamente gargalos e problemas e, ao mesmo termo, ajuda-nos a determinar como agir. Isso reduz o custo de manutenção das tecnologias utilizadas em um negócio e torna-os mais responsivos.

  • Soluções cognitivas tendem a melhorar a nossa performance. Elas analisam dados estruturados e não estruturados automaticamente e providenciam respostas que levaríamos anos para alcançar, mesmo que lêssemos todos os livros do mundo.

Utilize a computação cognitiva em seu negócio !

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Aplicações da Computação Cognitiva



Chatbots


Chatbots são programas que podem simular uma conversa humana através da compreensão da comunicação em um sentido contextual. Para tornar isso possível, é utilizada uma técnica de aprendizado de máquina chamada processamento de linguagem natural.

O processamento de linguagem natural permite que os programas recebam entradas de seres humanos (voz ou texto), analise-o e forneça respostas lógicas. A computação cognitiva permite que os chatbots tenham um certo nível de inteligência na comunicação. Como entender as necessidades do usuário com base na comunicação passada, dar sugestões, etc.

Sentiment analysis


A análise do sentimento é a ciência de compreender as emoções transmitidas em uma comunicação. Embora seja fácil para os seres humanos entender o tom, a intenção etc. em uma conversa, é muito mais complicado para as máquinas.

Para permitir que as máquinas compreendam a comunicação humana, você precisa alimentar dados de treinamento de conversas humanas e depois analisar a precisão da análise.

A análise do sentimento é popularmente utilizada para analisar as comunicações das redes sociais, como tweets, comentários, críticas, queixas etc.

Face detection


Detecção de rosto é o nível avançado de análise de imagem. Um sistema cognitivo usa dados como estrutura, contornos, cor de olho etc. do rosto para diferenciá-lo dos outros. Uma vez que uma imagem facial é gerada, ela pode ser usada para identificar o rosto de uma imagem ou vídeo.

Enquanto tradicionalmente costumava ser feito usando imagens 2D, agora também pode ser feito usando sensores 3D que respondem por uma maior precisão. Isso pode ser usado em sistemas de segurança como para um armário ou mesmo para celular.

Fraud detection


A detecção de fraude é outra aplicação da computação cognitiva em finanças, é basicamente um tipo de detecção de anomalia.

O objetivo da detecção de fraude é identificar transações que não parecem ser normais (anomalias). Isso também requer programas para analisar dados passados ​​para entender os parâmetros a serem usados ​​para julgar uma transação.

Uma variedade de técnicas de análise de dados, como regressão logística, árvore de decisão, floresta aleatória, agrupamento etc. podem ser usadas para detectar anomalias.