5 Motivos para adquirir um Banco de dados Oracle

5 novidades sobre o mercado de ERP para 2019
março 14, 2019
Porque é importante a Sustentação no ERP?
março 28, 2019
Exibir tudo

5 Motivos para adquirir um Banco de dados Oracle

A Oracle Corporation desenvolve soluções inovadoras e com qualidade para melhores práticas nos negócios. A cada ano sempre estão melhorando a tecnologia para Banco de Dados e trazendo segurança ao mercado. Um exemplo disso, é o Oracle Database que está entre o Bancos de Dados mais procurado entre as empresas. Pensando nas soluções para melhorar os serviços, vamos abordar neste artigo o porquê boa parte delas preferem adquirir um Banco de Dados Oracle.

Na versão mais atual do Oracle Database que é a versão 18c, contém features de melhoram o Banco de Dados. Ele é um banco auto gerenciável que foi projeto para a nuvem, roda localmente, é seguro e robusto. Seu diferencial é que contém algoritmos de IOT, fazendo com ele escolha o melhor caminho para executar as tarefas.

A Oracle garante zero perda de dados em caso de desastre no banco. Se a empresa tem um banco de dados lento, inseguro e deficiente quanto a escalabilidade, está na hora de pensar em adquirir um Banco de Dados Oracle.

Mas o que eu ganho em possuir um Banco de dados Oracle?

>>> Segurança

Garantir que seus dados não se percam é um fator crucial para aderir uma solução. Pensando no valor do dado e da informação, a Oracle garante que não há perca de dados. Além do mais, o Oracle Database também é perfeito para acessar e armazenar grandes quantidades de dados.

Para garantir a segurança junto ao Banco de Dados, a Oracle disponibiliza uma ferramenta chamada Recovery Manager (Rman). O Rman executa o backup integro do Banco de dados e é utilizado para fazer a recuperação.

Banco de Dados Oracle

>>> Estabilidade

Todos nós sabemos que agilidade no processamento de dados é essencial, porém, não é trivial. Há muitos fatores que devem ser levados em consideração como: Velocidade dos discos, quantidade de memória e a capacidade de processamento.

O que fazer quando o meu hardware é um avião a jato e meu banco de dados continua lento?

Este problema ocorre principalmente porque o banco de dados está mal dimensionado e configurado. O Banco de Dados foi projetado para ser rápido, com isso boa parte das suas tarefas são executadas em memória. Garantindo melhor performance.

Todavia, o inverso também ocorre, ou seja, o servidor não suporta mais a carga de processamento do banco de dados. Para resolver esse problema a Oracle desenvolveu algumas appliances, uma delas é o ODA – Oracle Database Appliance, que é um hardware projetado em função do software (banco de dados).

O ODA é um super servidor de Banco de Dados Oracle com grande quantidade de memória, processamento e armazenamento garantindo a escalabilidade necessária para o seu negocio.

>>> Custo Benefício

O Banco de Dados possui um baixo preço de entrada e licenciamento flexível, onde o negócio terá ainda mais retorno sobre os investimentos feitos.

Reduzir os custos com qualidade é um ponto que as empresas procuram estabelecer em seus negócios e ganhar resultados. Obter um Banco de Dados Oracle pode ser um dos motivos para ganhar resultados mais eficazes devido a ter essa junção das qualidades já apresentadas.

E o Banco de dados?

>>> Performance

Por ser um banco de dados mais robusto, ele permite ser mais ágil em suas funcionalidades, gerando resultado com qualidade e pontualidade. Desta maneira, garante aumento da produtividade do DBA (Administrador de Banco de Dados) e juntamente da equipe ganhando tempo. Os resultados que a organização pode obter são incríveis com o mínimo de esforço utilizando Banco de Dados Oracle.

>>> Suporte eficaz

A Oracle garante suporte a todos os seus produtos, desde a implementação, até seu upgrade de versão, contando com uma empresa especializada em Oracle. É importante que essas empresas possuam serviços de suporte 24×7 e monitoramento 24 horas.

A DKP  possui profissionais com certificados de excelência em Banco de Dados e outras aplicações Oracle. Além de possuir tudo que é necessário para proporcionar performance e estabilidade para o ambiente.


Quero fazer monitoramento, onde posso recorrer?

A empresa pode contar com uma equipe interna de infraestrutura acompanhado por um DBA ou recorrer a empresas especializadas no serviço. Em casos de Outsourcing, o custos podem variar muito, pois, diferente das equipes, a terceirização pode ser tornar vantajosa.

Segundo uma pesquisa feita pelo TI Inside é comprovado que no Brasil em torno de 60% da empresas preferem contar com serviços de terceirização. Isso acontece, devido aos custos dos profissionais e a capacitações para atender  os mais críticos ambientes.

Concluímos que é de extrema importância a utilização do monitoramento, as empresas podem utilizar disso para ser tornar mais competitivas e seguras no mercado.

Esperamos ter ajudado a esclarecer mais sobre o assunto!

Até o próximo post!